Diretora-Geral da Agência RMBH participa de inauguração da Clínica Pública Animal Luz em Juatuba

Na última sexta-feira (25/6), a Clínica Pública Animal Luz foi inaugurada em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A solenidade, presidida pela administração municipal, contou com a presença da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Marília Melo, e do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

O local oferece consultas médicas para animais com tutores de baixa renda e animais errantes para atendimento e controle de doenças transmissíveis à população. Também serão realizadas castrações e as inscrições previstas em edital serão previamente publicados com atendimento direcionado aos animais com tutores que possuem renda per capta de até 1,5 salário mínimo estipulado pela lei federal, ou inscritos no Número de Identificação Social (NIS).

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, e o prefeito de Juatuba, Antônio Adônis.

Um dos objetivos de Juatuba, é se tornar um município modelo de cuidados animais para o Brasil. Uma evolução prevista será a criação de agentes comunitários para acompanhamento dos animais que possuem tutores e a criação de uma “identidade pet”. Já os animais errantes serão cadastrados e monitorados.

“A criação de um espaço como o ‘Animal Luz’, uma clínica pública veterinária de atendimento regional é fundamental para a política pública de proteção aos animais. E como apoio à iniciativa, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Agência RMBH lançarão, em parceria, em toda a região metropolitana, um projeto de educação ambiental, começando pelo vetor oeste, onde a clínica foi instalada”, ressalta a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.

De acordo com a administração municipal, a realização do 2º mutirão de castrações tem data prevista para a segunda quinzena do mês de agosto com capacidade de 100 animais cães e gatos (machos e fêmeas). Os procedimentos serão realizados na unidade móvel da Associação Protetora dos Animais (ARPA), já homologada no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV), com equipe médica credenciada pela Prefeitura Municipal de Juatuba. Os animais cadastrados passarão por avaliação médica para verificação das condições ideais para a realização dos procedimentos.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, a secretária da Semad, Marília Melo, e a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, também conhecerem as dependências e animais acolhidos pela ONG Asas e Amigos.

As vagas disponíveis no Animal Luz são exclusivas para abrigo temporário de animais silvestres e de rua. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (31) 3535-9150 / (31) 3535-9659.

Na sequência, os representantes do Governo de Minas também realizaram uma visita à ONG Asas e Amigos, que realiza o trabalho de resgate, tratamento e alojamento de animais silvestres e domésticos oriundos do tráfico e maus-tratos.