CTMob apresenta estudos sobre a Política Tarifária na RMBH

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) apresentaram mais um produto do Plano de Mobilidade da RMBH: os estudos sobre a Política Tarifária na RMBH, elaborado pelo Banco Mundial. O material foi concluído em 2021 e o objetivo é analisar a viabilidade de integração tarifária entre os sistemas metropolitano e dos municípios, criando maior convergência na rede e melhorando o serviço para os cidadãos.

A divulgação ocorreu durante reunião do Comitê Técnico de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CTMob), em 12/4. O encontro contou com expressiva participação de membros do comitê, entidades metropolitanas e especialistas da área de mobilidade. Na ocasião, a equipe responsável apresentou o relatório de construção do trabalho. Os estudos avaliam os impactos da ampliação da integração entre sistemas de transporte coletivo da RMBH, tendo por base a política tarifária vigente e a introdução de alternativas que favoreçam a realização de viagens integradas entre os sistemas de transporte municipais e metropolitano, no âmbito da RMBH.

O trabalho contou com a contribuição dos órgãos gestores de Belo Horizonte, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), e de Contagem, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TRANSCON). O modelo de suporte do estudo foi construído no software VISUM, com destaque para os recursos de simulação tarifária, como variações de modelos de cobrança (por serviço e tarifa quilométrica), e saídas que facilitam o cálculo da repartição da receita integrada entre gestores.

“Todos os dados e estudos necessários para construir o plano de transporte público coletivo foram finalizados e apresentados. Nas próximas reuniões do Comitê de Mobilidade vamos construir em conjunto o conteúdo do plano”, pontua o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.

Clique aqui para acessar a apresentação dos estudos sobre a Política Tarifária na RMBH.

Sobre o Comitê Técnico de Mobilidade

O CTMob foi criado em 2010 para oferecer apoio técnico-consultivo à tomada de decisão do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e iniciativas diversas nas questões metropolitanas referentes à mobilidade urbana e transportes. Sua composição é primordialmente técnica e inclui representantes do poder Executivo, Legislativo, Estadual e dos vários municípios componentes da RMBH; representantes de classe de usuários e operadores dos sistemas de transporte, rodoviário e ferroviário, de carga e passageiros; academia; órgãos técnicos de classe; e entidades de participação social e da sociedade civil organizada.

Todo material referente ao Comitê Técnico de Mobilidade está disponível no site da Agência RMBH, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.