Comitê Técnico de Mobilidade participa da elaboração do PlanMob RMBH

Cerca de 40 membros do Comitê Técnico de Mobilidade da RMBH estiveram reunidos na Cidade Administrativa do Estado, no dia 05 de julho, para acompanharem e participarem do processo de elaboração do Plano de Mobilidade (PlanMob RMBH) que está sendo conduzido pelo Governo de Minas, numa parceria entre a Setop, a Agência RMBH e o Consórcio MobMetro.

A diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, abriu o encontro destacando que o plano visa organizar todo o sistema viário da região, englobando o transporte de passageiros, o transporte de cargas e os demais modais tais como ciclovias e deslocamentos a pé, com foco principal na mobilidade do cidadão. Ela destacou também a importância e a obrigação da participação e do acompanhamento do Comitê de Mobilidade durante todo o processo de construção do plano.

Já a coordenadora do Plano de Mobilidade, da Setop, Joana Campos Brasil Baxter falou sobre o status do PlanMob RMBH e explicou que o objetivo da reunião foi dar início à aplicação do modelo multicritério de tomada de decisões para definição e hierarquização de projetos a serem propostos pelo plano – Processo de Análise em Rede ( PAR). Disse que a etapa de diagnóstico do plano já está sendo finalizada e a ideia é discutir as propostas até o fim deste ano. Destacou ainda o convênio assinado, no dia 4 de julho, com a Secretaria de Estado de Fazenda, para a realização da Pesquisa Origem Destino (OD) de Cargas.

A coordenadora de Transportes do Consórcio MobMetro, Renata De Fillipo Machado, foi a responsável pela apresentação “Acompanhamento da Metodologia”,  com foco na construção da hierarquia de critérios e indicadores propostos pelo consórcio: ambientais, econômicos, operacionais, sociais e tecnológicos. Os participantes foram convidados a preencher um formulário de pesquisa com diversas questões que vão balizar o início do processo de indicadores, por meio de filtros de cada segmento. “O mais importante é poder enxergar o peso da distribuição dos indicadores, norteado pela leitura e análise com base em diferentes posicionamentos, para direcionar ações futuras”, afirmou Renata.

Ao final, a diretora Flávia Mourão ressaltou que a oficina vai ajudar a construir um conjunto de prioridades para o Plano, que ainda não está pronto, e propôs a realização de outra reunião do Comitê de Mobilidade no início de agosto para apresentar o conteúdo do diagnóstico do Plano.