Cidade Administrativa completa 10 anos

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves completou, na última semana, dez anos. Sede do Executivo mineiro, o complexo projetado por Oscar Niemeyer abriga 41 órgãos do Estado e é local de trabalho para 16 mil servidores públicos.

Com objetivo de reduzir as despesas e gerir o espaço com mais eficiência, medidas adotadas pelo governo de Minas mostram resultados favoráveis aos cofres públicos, de acordo com o Executivo.

No último ano, por exemplo, foi realizada uma nova licitação do transporte fretado que faz o translado dos servidores para a Estação Vilarinho – onde é possível pegar o metrô, ônibus municipais e intermunicipais. O novo contrato garantiu uma economia de R$ 11 milhões ao ano com o serviço.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, explica que esse é um exemplo de como a atual gestão se esforça para utilizar os recursos públicos com responsabilidade. “A Cidade Administrativa hoje representa uma lógica adotada em todo o governo estadual. Cada centavo é gasto com a maior eficiência possível. E seguiremos trabalhando nesse sentido”, reforça Levy.

WhatsApp Image 2020-03-09 at 15.18.35No ano passado, a Cidade Administrativa passou por troca da iluminação para lâmpadas de LED nos estacionamentos externos. Além disso, a Seplag estimulou que Indivíduos Privados de Liberdade (IPLs) fizessem ações de melhoria e restauração dos jardins, em uma iniciativa conjunta com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Esta ação resulta em uma economia de R$ 2,5 milhões ao ano.

Cuidado – Responsável por gerenciar o complexo, a coordenadora especial da Cidade Administrativa, Marilene Bretas, afirma que, desde o início de 2019, a equipe tem se desdobrado. “Estamos em situação de crise e temos feito muito com pouco recurso para deixar a Cidade Administrativa em ótimas condições para os servidores”.

Marilene Bretas destaca ainda entre ações adotadas pela atual gestão do governo estadual a conscientização do público que frequenta a cidade quanto à febre maculosa, em razão do aparecimento de capivaras no entorno dos prédios e jardins. O trabalho, que afixou placas na Cidade Administrativa, foi realizado em conjunto com a Zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte.

Outra ação em curso é a realização de obras do sistema de drenagem para escoamento da água pluvial, em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), o que evitará alagamentos. A conclusão das obras está prevista para a segunda quinzena deste mês.

RAIO-X

  • A sede do Executivo mineiro atende 41 órgãos do Estado, distribuídos pelos prédios Tiradentes, Minas, Gerais e Alterosas. São cerca de 16 mil servidores;
  • Cerca de 1 mil pessoas visitam o complexo diariamente;
  • A Cidade Administrativa possui um índice populacional maior que de cerca de 600 municípios em Minas Gerais;
  • O Prédio Tiradentes é a maior construção de concreto suspenso do mundo, com um vão livre de 147 metros de comprimento por 26 metros de largura;
  • A Cidade Administrativa está localizada ao lado do Parque Estadual Serra Verde;
  • O Auditório JK possui uma capacidade de público para 500 pessoas;
  • Os servidores têm acesso a áreas de lazer como o Centro de Convivências (com restaurantes, lojas e serviços como banco, lotérica e farmácia), salas de convivência e sala de descanso;
  • A Cidade Administrativa possui, também, uma Sala de Amamentação para proporcionar conforto às mães gestantes;
  • Desde a inauguração, está implantado o Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), com objetivo de manter a segurança dos prédios públicos.

Fonte: Agência Minas

Crédito imagens: Gabrielle Sperandio e Francielle Cota