CEF apresenta novas regras de programa habitacional para RMBH

Aconteceu no dia 17 de maio, na Gerência de Habitação  da Caixa Econômica Federal, em Belo Horizonte, uma reunião com representantes das prefeituras da RMBH para apresentação das novas regras do Programa Minha Casa, Minha Vida. A reunião foi articulada pela Agência RMBH, com  o propósito de “compartilhar informações  e experiências,  visto que a política habitacional está na lista das funções públicas  de interesse comum”, explicou Flávia Mourão, diretora-Geral da Agência RMBH. Ela aproveitou a ocasião  para convidar a todos para a discussão da regularização fundiária na RMBH, tido por ela como um dos grandes desafios do planejamento regional.

Paralisado há 3 anos, o MCMV está sendo retomado pelo governo federal com a previsão dea construção de 100 mil moradias no país. As prioridades de atendimento continuam  para famílias instaladas em área de risco  e para unidade familiar que tem a mulher como chefe de família, além de família da qual faz parte pessoa com deficiência. as regras apresentadas pela CEF, cada município terá uma cota que varia de 200 unidades, para Municípios com até 20 mil habitantes ; 300 unidades , para Municípios  de 50 a 100mil, e 2 mil unidades para Municípios acima de 100 mil habitantes.

O valor de cada unidade habitacional varia de R$77 a R$88 mil, conforme a modalidade (casa ou apartamento)  e conforme o  grupo a que pertence município.  Além da doação de terrenos, os municípios podem fazer aporte financeiro, o que impactará no preço final para o comprador.

A Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) também participou do evento. Segundo oi presidente Alessandro Marques, a autarquia tem uma carteira de projetos oriundos de  30 prefeituras, sendo que sete já autorizados para comercialização  e, portanto, com obras para serem iniciadas em breve.

Municípios, entidades e empreendedores podem obter mais informações na Gerência de Habitação da CEF, em Belo Horizonte, pelos telefones :

3248-5201/5373
3248-5304/5261