CAU/MG realiza a Virada Criativa na Rua Sapucaí

Fonte: CAU-MG

Evento tem a intenção de apresentar propostas de melhorias para o centro da cidade, rua Sapucaí e entorno, por meio de debates e dinâmica participativa com o público

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, por meio da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS-CAU/MG, com o apoio institucional da CASACOR MINAS, realizará nos dias 02 e 03 de setembro de 2017, em Belo Horizonte, a Virada Criativa Rua Sapucaí.

A Virada Criativa é uma oficina colaborativa de ideias com o objetivo de propor melhorias para a cidade, sendo desenvolvida dentro de uma dinâmica participativa que envolve a população local, os estudantes e profissionais. O evento será conduzido pelos arquitetos e urbanistas Sérgio Myssior (Coordenador da CEPUAS-CAU/MG), Cláudia Pires e Guilherme Takeda. As ideias que surgem serão desenvolvidas e irão compor um repertório de propostas para a melhoria da cidade.  Este tipo de oficina já foi realizado em diversas cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, região metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Pirai, Porto Real no Estado do Rio de Janeiro e Gravatai e Viamão no Rio Grande do Sul.

O evento pretende abordar a política urbana e ambiental, discutindo propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Nesta edição terá suas propostas direcionadas para a melhoria do centro de Belo Horizonte, rua Sapucaí e entorno.

As cidades de Montes Claros e Uberlândia foram palco do Fórum Técnico com a Virada Criativa em 2017, promovidos pelo CAU/MG. Agora é a vez de Belo Horizonte, com propostas para a Rua Sapucaí, entorno e o centro da cidade. A atividade tem também a finalidade de sensibilizar e motivar a comunidade sobre a importância da participação no processo de planejamento e gestão da cidade e estimular o envolvimento da população nas políticas públicas relacionadas à arquitetura e ao urbanismo. A cidadania só é possível com a participação da população em todos os assuntos relacionados à vida urbana. Destaca-se também a contribuição para a formação dos estudantes de arquitetura e urbanismo que exercitarão seu olhar sobre a cidade, objeto de trabalho de sua atividade profissional em construção.

CONTATOS INSTITUCIONAIS CAU/MG: (31) 2519-0950

Coordenador CEPUAS CAU/MG – Sérgio Myssior sergio.myssior@caumg.org.br (31) 98866-0880

Gerente Geral CAU/MG – Pedro Schultz pedro.schultz@caumg.gov.br (31) 98290-0029

Assessor de Comunicação – Guilherme Jabour comunicacao@caumg.gov.br

Assessora de Eventos – Flávia Possato assessoria.eventos@caumg.gov.br(31) 98303-6789

INFORMAÇÕES GERAIS

DATA: 02 e 03 de setembro de 2017 (sábado e domingo)

LOCAL: CASACOR Minas – Espaço Guaja Sapucaí
ENDEREÇO: Rua Sapucaí, 383 – Floresta – Belo Horizonte – MG

PROGRAMAÇÃO:

Dia 02/09 – Sábado:

  • 08:00h: Credenciamento período da manhã
  • 09:00h às 12:00h: Desenho com a população
  • 13:00h: Credenciamento período da tarde
  • 13:30h às 18:00h: Desenho de apresentação com os estudantes e profissionais

Dia 03/09 – Domingo:

  • 10:00h às 12:00h: Cerimônia de entrega do caderno de desenhos para a Prefeitura de BH. Café da manhã nos jardins e confraternização.

CREDENCIAMENTO: interessados enviar e-mail à assessoria.eventos@caumg.gov.br

ENTIDADE PROMOTORA:

  • CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE MINAS GERAIS – CAU/MG
    – Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental Sustentável – CEPUAS CAU/MG

APOIO INSTITUCIONAL:

  • CASACOR Minas

Página CEPUAS-CAU/MG: www.caumg.gov.br/politica-urbana-ambiental-sustentavel