Campanha vai recolher embalagens vazias de agrotóxicos

Entre os próximos dias 13 e 15 de março, o Subcomitê do Ribeirão Jequitibá vai promover uma campanha itinerante de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em pontos estratégicos dos municípios da região, em comemoração ao mês mundial da água. A ação será realizada por meio das prefeituras municipais de Jequitibá, Funilândia e Capim Branco, em parceria com a Emater e o apoio do CBH Velhas, WWF, IMA, Inpev e Cerest.

A coordenadora-geral do Subcomitê Jequitibá, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jequitibá, Poliana Valgas, destaca que os principais objetivos da campanha são evitar prejuízos ao meio ambiente e à saúde das famílias rurais, assim como facilitar a destinação ambientalmente adequada dessas embalagens para os produtores rurais.

Segundo a coordenadora, a devolução das embalagens pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho de 2002, quando entrou em vigor a lei federal 9.874, que regulamenta o uso, produção e fiscalização do produto químico. “Por lei, os produtores são obrigados a devolver as embalagens vazias e, com essa iniciativa, muitos produtores podem fazer a devolução sem precisar se deslocar no município, atendendo à legislação e diminuindo os riscos à saúde e ao meio ambiente”, ressaltou.

As embalagens recolhidas serão levadas para a Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos de São Joaquim de Bicas, vinculada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

Confira as datas e locais para recebimento das embalagens, clicando aqui.