BR-381: diretora-geral da Agência RMBH participa de apresentação dos investimentos e estudos técnicos da concessão da rodovia

Empresários, representantes de entidades de classes e de órgãos públicos participaram, no dia 27/10, na sede da FIEMG, do evento “BR-381 – Concessão para a Vida”. A iniciativa foi uma realização do Ministério da Infraestrutura, da Infra S.A e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o apoio da FIEMG, por meio de seu Conselho de Infraestrutura (Coinfra). “É um evento muito importante para nós. O envolvimento do Governo do Estado  prova que a concessão da BR-381 é um plano que será concretizado”, afirmou Emir Cadar, presidente do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e vice-presidente da FIEMG. 

Flávio Roscoe, presidente da Federação mineira, prestigiou o encontro. Para o líder empresarial, a concessão da BR-381 vai mudar o cenário industrial do estado, pois um dos grandes gargalos do setor produtivo é o escoamento de produção. “Tenho certeza de que, com essa infraestrutura, toda a região alcançará um patamar diferente. Além de ser um marco para a sociedade, devido ao risco que a rodovia oferece”, afirmou, apontando o acerto do nome do projeto: BR-381 – Concessão para a Vida.

Felipe Queiroz, que representou o Ministério da Infraestrutura, lembrou que Minas Gerais possui a maior malha rodoviária do país e Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reforçou que, apesar da extensão, a situação da BR-381 é problemática. “Por isso precisamos correr atrás do prejuízo. Estar aqui, literalmente, na casa da indústria, é de suma importância para que o projeto saia do papel. Ele ainda está em concepção e sua realização depende, basicamente, do apoio da indústria”, afirmou, ressaltando a importância da parceria entre o setor público e privado. 

Investimentos de infraestrutura e transportes em Minas Gerais e os estudos técnicos da concessão da BR-381 

Alessandro Reichert, diretor de planejamento da Infra S.A, apresentou o projeto e explicou que foi um processo complexo atuar no projeto de concessão da BR-381. “Foi um grande desafio. Foram exigidas de nós criatividade, ousadia e coragem, para conceber uma nova modelagem para a rodovia”, disse, pontuando que, recentemente, uma etapa do projeto passou por consulta pública.  

Segundo o diretor de Planejamento da Infra S.A, a modelagem de um contrato é essencial para se ter sucesso no leilão da bolsa e garantir os incentivos. “Nossa preocupação é fazer um bom trabalho técnico para que os profissionais do mercado de infraestrutura possam trazer soluções”.

Reichert explicou que a entidade tem concessão para uma extensão de 304 quilômetros, pelo prazo de 30 anos. “Estão previstas ampliações da capacidade, com duplicações de vias, terceiras faixas, faixas adicionais em trechos de pista e praças de pedágio. “Temos um volume de investimentos estimado em R$5 bilhões e os custos operacionais envolvem atividades de conservação da rodovia, de operação rodoviária e monitoramento”, disse. 

O projeto BR-381 – Concessão para a Vida contempla o trecho entre as cidades de Governador Valadares e Sabará. A extensão é considerada estratégica para o sistema rodoviário de interligação entre polos de consumo e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais.