Boas práticas na RMBH: em projeto inédito, associações de catadores serão responsáveis pela coleta seletiva em Contagem

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac) e  Associação Rede Solidária de Contagem (Coopercata) são as novas prestadoras de serviços para a coleta seletiva no município de Contagem. O contrato entre as associações e a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi assinado nessa terça-feira (18/02). A iniciativa é inédita e passa a gestão da coleta seletiva, até então a cargo de uma empresa privada, para os próprios catadores, que serão responsáveis por todas as etapas da atividade.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, o novo modelo de parceria gerou, de imediato, uma economia de R$ 300 mil.

Espera-se que com o novo contrato haja um aumento no número de catadores, que deve subir de 72 para mais de 100. Com isso, a coleta de material reciclável deve ter um acréscimo de cerca de 30% sobre as atuais 110 toneladas mensais. Ao longo dos anos, os catadores já vinham sendo treinados pelo IRR visando o desempenho da nova função. O instituto também deve ser responsável, junto com os técnicos da Supres, pelo acompanhamento e a supervisão do novo modelo de negócio.