Betim irá inaugurar a usina de reciclagem de resíduos de construção civil

site urccv

Uma série de boas práticas na gestão de resíduos podem ser encontradas nas cidades da Região Metropolitana e Colar Metropolitano de Belo Horizonte. O município de Betim é um bom exemplo. Até o final de abril deverá ser inaugurada a usina de reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC). De acordo com dados da prefeitura, atualmente são recebidas 3,8 mil toneladas de RCC por mês nas 14 Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) instaladas na cidade. Até o final do ano serão mais duas URPVs em funcionamento, totalizando 16.

Segundo o secretário de meio ambiente, Luciano Flório da Silveira, o funcionamento da usina trará inúmeros benefícios. “O principal é que vamos atender a legislação – vamos cuidar desde o processo de geração, estimulando o cidadão levar os resíduos nas URPVs, até a destinação final, tratando o resíduo através da reciclagem. Esse processo irá gerar ganhos ambientais e financeiros, pois os resíduos reciclados servirão de matéria-prima para as obras da prefeitura”, conclui.

Ainda de acordo com o secretário, todos os RCC recebidos através das URPVs já estão sendo armazenados para encaminhamento posterior para a usina. “Estamos estocando todo resíduo da construção civil, inclusive os que estão sendo gerados pelas obras de asfaltamento de ruas e avenidas da cidade. Assim que a usina começar a operar vamos reciclar todo esse material”.