Belo Horizonte sediará o 4º Encontro das Entidades Metropolitanas Brasileiras

Agência RMBH presidirá evento que reúne gestores metropolitanos de diversas regiões do país nos dias 6 e 7/12  

A capital mineira foi escolhida para receber o 4º encontro do Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas (FNEM). A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), atual presidente da associação, realizará o evento durante os dias 6 e 7/12, no intuito de promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, bem como a participação efetiva de organismos que fortaleçam a implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

Uma série de atividades estão previstas visando o fomento da troca de experiências entre os órgãos metropolitanos participantes, com a realização de palestras, seminários e apresentação das realizações do Governo de Minas com enfoque metropolitano. Além disso, a Agência RMBH e demais entidades irão discutir o intercâmbio técnico e articulação para a formação de frentes parlamentares metropolitanas no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas Estaduais.

“O encontro do FNEM em Belo Horizonte será uma oportunidade única de diálogo e de aprendizado para as entidades envolvidas. É um imenso privilégio para a Agência RMBH presidir esse fórum que tem o desafio de enfrentar os grandes temas do planejamento metropolitano”, afirma a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa. Vale ressaltar que as reuniões do FNEM em Minas serão transmitidas pelo canal da Agência RMBH no Youtube.

Desde a reativação do FNEM, foram realizados: sete encontros de Grupos de Trabalho para discussão de temáticas específicas no âmbito das pautas metropolitanas; quatro Reuniões Extraordinárias, sendo duas em meio on-line e as demais presencialmente, em Vitória e Curitiba; duas Reuniões Ordinárias, sendo uma delas em Brasília e outra a ser realizada em Belo Horizonte.

Sobre o FNEM

O Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM) é uma associação civil sem fins lucrativos, instituída em 1995, e que congrega entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis por temas relacionados às regiões metropolitanas brasileiras. Com sede itinerante, o FNEM objetiva promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, bem como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

A criação do FNEM resultou de reunião realizada em 1995 em Porto Alegre, tendo sido assinada por representantes de entidades estaduais das 10 regiões metropolitanas até então instituídas, em 1996, a Carta de Brasília. Com a adesão desses diversos organismos metropolitanos, o FNEM foi registrado no Serviço de Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Porto Alegre em 1996, como associação civil sem fins lucrativos, “representativa de entidades e órgãos públicos estaduais responsáveis pelo trato de assuntos relacionados às regiões metropolitanas brasileiras”.

A partir do encontro realizado no início do ano passado, por iniciativa e convite da Agência RMBH, o FNEM foi reativado em 15 de dezembro de 2021. Compõe a Diretoria Executiva, como Presidente, a Agência RMBH; como 1ª. Vice-Presidente, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC; e, como 2ª. Vice-Presidente, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe Fidem.