BDMG disponibiliza linhas de crédito a empresas interessadas em se instalar no Aeroporto Industrial

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) vai apoiar empresas interessadas em se instalar no Aeroporto Industrial, projeto inédito do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte que prevê benefícios fiscais a empresas exportadoras que estiverem instaladas dentro do sítio aeroportuário. A instituição financeira acaba de firmar uma parceria com o aeroporto e vai disponibilizar linhas de financiamento para as empresas que desejam desenvolver e implantar operações no empreendimento.

Serão oferecidas linhas de crédito destinadas a investimentos para implantação e expansão de empresas, compras de máquinas e equipamentos, projetos de sustentabilidade, capital de giro e também em inovação. O objetivo é proporcionar aos empresários prazos mais longos e adequados à necessidade dos projetos, visando apoiar o crescimento dessas empresas e, naturalmente, o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.

“A parceria com a BH Airport se insere no contexto de consolidação do BDMG como plataforma de financiamento de investimentos estratégicos para Minas Gerais. Estamos comprometidos em oferecer a liquidez necessária para a instalação de empresas de diversos setores no Aeroporto Industrial, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e logístico do estado”, afirma Sergio Gusmão, presidente do BDMG.

O primeiro Aeroporto Industrial do país foi inaugurado em maio deste ano e tem o objetivo principal de aumentar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional e atrair investimentos externos para o Brasil. “Estamos falando de um projeto pioneiro que tem recebido todo o apoio do Estado pelo seu potencial, sobretudo neste momento em que será preciso desenvolver alternativas criativas para a retomada da economia. A parceria com o BDMG, banco oficial de fomento do Aeroporto Industrial, é um passo extremamente relevante para que empresas interessadas consigam tirar seus projetos do papel e olhar para o futuro com melhores expectativas”, ressalta Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional.

Isenções fiscais

 O Aeroporto Industrial é destinado, principalmente, à instalação de empresas que tenham como foco principal a exportação de produtos manufaturados, utilizando matérias-primas importadas em seu processo produtivo. Ao manufaturar seus produtos dentro do Aeroporto Industrial, as empresas terão os benefícios das isenções fiscais quando exportarem seus produtos acabados. Além disso, terão facilidade de importar matérias-primas e exportar sua produção utilizando o modal aéreo para acessar mercados internacionais e nacionais de forma rápida, eliminando o custo e o risco com o transporte rodoviário em seus processos logísticos.

Com uma área disponível de 750 mil metros quadrados, o empreendimento refletirá, principalmente, na consolidação de um ecossistema de desenvolvimento e atração de empresas para toda a região do Vetor Norte e Metropolitana de Belo Horizonte. Há potencial para receber investimentos privados da ordem de R$ 3,5 bilhões nos próximos anos, considerando a soma dos aportes de cada uma das empresas que se instalarem no local.

Desde que assumiu as operações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a concessionária atua para consolidar o terminal em um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social do Estado. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está localizado em uma região estratégica, com localização geográfica privilegiada, que favorece a consolidação de um hub de negócios na região.

Projeto Aerotrópole Mineira

O Aeroporto Industrial faz parte do Projeto Aerotrópole Mineira, gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais (SEDE), tem como principal objetivo estabelecer uma visão inteligente de ocupação do solo com governança ambiental, infraestrutura customizada, fundada na premissa de que o crescimento econômico é impulsionado pela mobilidade de negócios de base tecnológica. A aerotrópole, definida como uma região econômica urbana centrada no aeroporto, é a manifestação física dessa premissa e constitui a base da política de diversificação econômica e para a agregação de valor da economia mineira.

O Projeto Aerotrópole fortalece a logística e segurança das operações, aumenta a importância das empresas brasileiras no contexto internacional e possibilita a inserção competitiva do Estado de Minas Gerais no cenário econômico mundial.

Fonte: Agência Minas