Atualizações sobre o Minas Consciente são repassadas a prefeitos da RMBH em reunião com autoridades do Estado

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Batista Leite Corrêa da Costa, e os secretários de Estado de Governo (Segov), Igor Eto, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, João Pinho, se reuniram na manhã desta quinta-feira (06/8) com prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O encontro, que ocorreu na Cidade Administrativa, teve o intuito de apresentar sugestões e esclarecer dúvidas sobre o programa Minas Consciente, criado pelo governo para garantir a retomada segura das economias locais durante a pandemia de Covid-19.

Na ocasião, o secretário Igor Eto ressaltou que apesar da gravidade da pandemia, os números de Minas Gerais demonstram que o trabalho de todos, governo do Estado e prefeituras, vem rendendo bons frutos.

_MG_3865“No Estado nós temos que lidar com 853 municípios, 14 macrorregiões e 89 microrregiões, com situações extremamente heterogêneas e específicas e o Minas Consciente foi um plano feito para dar direcionamento. Todo o nosso esforço é de encontrar o equilíbrio entre a saúde e a economia. Somente juntos nós vamos conseguir vencer essa pandemia”, disse.

Atualmente, 400 municípios fizeram, oficialmente, a adesão ao Minas Consciente, o que representa um alcance de 10 milhões de habitantes.

O evento contou com as presenças do presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, e representantes de 21 cidades (Vespasiano, Ribeirão das Neves, Florestal, Itaguara, Baldim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Mário Campos, Matozinhos, Nova União, Raposos, Rio Acima, São Joaquim de Bicas e Sarzedo).

Suporte aos municípios metropolitanos _MG_3824

A Agência RMBH, no âmbito de suas atribuições e em alinhamento com as diretrizes da Secretaria de Governo e com as decisões dos Comitês criados pelo Governo de Minas para coordenação e uniformização das deliberações de enfrentamento da pandemia, tem atuado cotidianamente para dar o suporte técnico necessário aos municípios metropolitanos, realizando contato constante com as prefeituras municipais, respondendo aos questionamentos encaminhados e mapeando as dificuldades e os posicionamentos de cada município quanto ao programa Minas Consciente.

Boletim Epidemiológico da RMBH

Acompanhe o detalhamento do número de casos e óbitos nos municípios da RMBH. Atualização diária disponível aqui.

Fotos: Gil Leonardi / Imprensa MG