Atuação metropolitana da Agência RMBH é destaque em evento latino-americano

Para saber como as cidades da América Latina estão lidando com a pandemia do novo coronavírus, a Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou webinar na manhã dessa quarta-feira (01/7), sobre o papel fundamental da governança metropolitana na gestão da crise da COVID-19.

A Rede de Cidades do BID é uma plataforma de conhecimento, relacionamentos e soluções em nível municipal que visa agregar aprendizados e boas práticas em sustentabilidade ambiental, econômica e social de mais de 160 cidades da América Latina e do Caribe.

Em tempos complexos e incertos, a Rede de Cidades oferece um espaço virtual enriquecedor para o diálogo entre líderes de diversas localidades do continente americano, para aprender com a experiência de cada governo na gestão de saúde e crise socioeconômica.

bid_cidades_folder

Nesse evento, Francisca Rojas, especialista sênior da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, e María Camila Uribe, coordenadora da Rede de Cidades do BID, conversaram sobre governança metropolitana com Enid Slack, diretora do Instituto de Finanças e Governança Municipal da Escola de Assuntos Globais da Universidade de Toronto (Canadá); Mila Costa, diretora-geral da Agência RMBH (Brasil); Juan David Palacio, diretor da região metropolitana de Valle de Aburrá (Colômbia); Diego Valenzuela, prefeito de Tres de Febrero (Argentina).

Participação da Agência RMBH

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Costa, representou o órgão no webinar e compartilhou as experiências de governança metropolitana vivenciadas em Minas Gerais com os demais gestores participantes de outros países.

Dentre os assuntos pontuados, Mila Costa fez um panorama histórico ao longo da constituição metropolitana e ressaltou o trabalho técnico da Agência RMBH com os 34 municípios que englobam a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e outros 16 municípios inseridos no Colar Metropolitano. Todo o marco institucional e jurídico foi explicado, bem como, as diversas contribuições em diferentes níveis de governo.

Captura de Tela (63)

No contexto pandêmico, a diretora destacou ações de enfrentamento adotadas, os boletins epidemiológicos que vêm sendo acompanhados e elaborados pela Agência RMBH sobre os casos de Covid-19 na região metropolitana, e mencionou os desafios de uma gestão integrada frente à pandemia.

Ao fim, Mila agradeceu o convite e a oportunidade de troca e compartilhamento de trabalhos tão robustos e inspiradores de fundamental importância na atuação metropolitana a nível mundial.