Agência RMBH realiza primeira capacitação sobre estudos da Matriz Origem-Destino

Dando continuidade ao trabalho de aprimoramento da infraestrutura de transportes do Estado de Minas Gerais e o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Agência RMBH, por meio da Diretoria de Planejamento Metropolitano, reuniu-se com as equipes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agência RMVA) para a primeira capacitação técnica. O encontro ocorreu no dia 2/6, em formato online.

Na oportunidade, os participantes foram capacitados para a interpretação e utilização da Matriz Origem-Destino de Cargas da RMBH e trocaram experiências sobre compartilhamento e atualização de bases de dados.

“As políticas públicas tornam-se mais efetivas através da construção conjunta com a sociedade. Este trabalho permite que o Governo do Estado conheça e discuta as demandas, problemas e melhorias no transporte de cargas”, ressalta o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira.

Sobre as Matrizes Origem-Destino

O estudo da Matriz Origem-Destino de Cargas e Pessoas apresenta a metodologia de construção da matriz e as informações geradas referente ao ano de 2017. A matriz foi construída com dados fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), como: nota fiscal, conhecimento de transporte e manifesto eletrônico de cargas. O relatório permite entender como funciona o fluxo do transporte de cargas na RMBH.

A Matriz Origem-Destino de Viagens de Pessoas foi elaborada utilizando dados de telefonia móvel. Já está disponível para análise do grupo a matriz de novembro de 2019. Além disso, está em fase de elaboração, a matriz de maio de 2021. Os dois estudos permitirão identificar o impacto da pandemia no padrão de deslocamento da população da RMBH.

2 comentários em “Agência RMBH realiza primeira capacitação sobre estudos da Matriz Origem-Destino

  1. Roberta de Cássia Macedo Responder

    Olá bom dia!

    Meu nome é Roberta Macedo e sou professora no programa de doutorado e mestrado da Universidade FUMEC. Tenho muito interesse em estudos na área de logística urbana e gostaria de integrar este seleto grupo de estudo enquanto olhar acadêmico.

    Nesse sentido, gostaria de saber se há esta possibilidade. E, caso positivo o quais seriam as diretrizes para esta participação?

    Obrigada!

    • Ascom Agência RMBH Autor do postResponder

      Olá, Roberta! Desde já agradecemos seu contato e interesse.
      Informamos que este grupo de trabalho é parte de um termo de cooperação técnica firmado com as entidades envolvidas.
      Caso a Universidade FUMEC tenha interesse em colaborar, solicitamos que façam contato via email: charliston.moreira@agenciarmbh.mg.gov.br.

      Atenciosamente,
      ASCOM Agência RMBH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *