Agência RMBH publica Acordo de Cooperação com Seinfra e Sebrae para aprimoramento da infraestrutura de transportes e mobilidade metropolitana

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) celebraram o Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG).

O termo foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição dessa quarta-feira (28/10), e estabelece o aprimoramento da infraestrutura de transportes de Minas Gerais e o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por meio da troca de informações estratégicas entre os atores envolvidos.

Além disso, a parceria entre Agência RMBH, Seinfra e Sebrae auxiliará na elaboração do Plano de Mobilidade da RMBH, que tem como objetivo apresentar estudos para definição de políticas e de uma carteira de projetos e ações para melhoria das condições de mobilidade urbana na região metropolitana e sua sustentabilidade.

Por meio do Acordo de Cooperação, a Agência RMBH e Seinfra poderão compartilhar e atualizar base de dados, contratar terceiros por meio de instrumentos próprios e específicos para execução das atividades, elaborar políticas públicas de interesse coletivo e de Estado, captar investimentos, promover pesquisas diversas e análises técnicas, dentre outras ações necessárias ao exercício de suas finalidades institucionais e interesses comuns.

O termo de cooperação com o Sebrae será exercido no prazo de dois anos (24 meses), contados da data de sua publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, podendo ser prorrogado mediante a formalização de Termo Aditivo, em caso de continuação das atividades necessárias para finalização dos trabalhos exercidos.

Escritório de Mobilidade

Em novembro de 2019, o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), criaram o Escritório de Mobilidade, com o objetivo de promover o alinhamento e à catalisação das ações da administração direta e indireta destinadas ao aprimoramento de soluções integradas de transportes, ao estímulo do desenvolvimento econômico do Estado e ao aperfeiçoamento da ordenação do uso e ocupação do solo.
A partir de sua implementação, o Escritório passa a acompanhar as principais ações de mobilidade do Estado. Dentre elas, promover a continuidade do Plano de Mobilidade da RMBH e seus desdobramentos.