Agência RMBH participa do 1º Seminário de Infraestrutura e Energia

Evento, promovido pelo Conselho de Infraestrutura da FIEMG em parceria com a OAB Minas e a FETCEMG, discutiu práticas jurídicas que devem garantir o avanço do setor no país

Membros da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da OAB Minas e da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Minas Gerais (FETCEMG) promoveram na manhã dessa quinta-feira (10/11) o 1º Seminário de Infraestrutura e Energia.

O encontro, realizado na sede da federação mineira, em Belo Horizonte, contou com a participação da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, dirigentes da FIEMG, juristas e representantes dos setores de transporte terrestre e energia elétrica.

Mesa de Abertura

Logo no início do seminário, mediado pelo secretário-geral da OAB Minas, Sanders Alves Augusto, os participantes reforçaram a necessidade de o Estado atrair novos investimentos que possam garantir o desenvolvimento da matriz energética do país, essencial para o avanço das obras de infraestrutura viária.

De acordo com Mila, ”oferecer uma capacidade energética satisfatória aos municípios mineiros é fundamental para a atração de recursos, usados, por exemplo, na expansão do fluxo nas rodovias do Estado’’.

Allan Milagres, presidente da Comissão e Infraestrutura da OAB Minas, e Flávio Boson Gambogi, desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, destacaram ainda que a segurança jurídica na relação entre os poderes público e privado é um fator importante para a geração de energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade.

Também participaram da abertura do evento o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Theo Sampaio, e o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Fernando Mosna, que afirmou que, atualmente, ”o Brasil é exemplo no desenvolvimento de uma matriz energética renovável’’. Agora, segundo ele, o país precisa evoluir na precificação do carbono, com o objetivo de atender o Acordo de Paris.

Evolução do Setor Elétrico: Tendências e Desafios

No primeiro painel do seminário, presidido pela advogada Cristiana Nepomuceno, os palestrantes reforçaram a necessidade de práticas sustentáveis para a obtenção de novas ferramentas e recursos utilizados na geração e recuperação de energia elétrica. Eles também lembraram da importância de uma matriz energética diversa e sustentável.

Sustentabilidade e Diversificação da Infraestrutura de Energia Elétrica

Na última rodada de discussões do evento, a gerente de Energia da FIEMG, Tânia Mara Costa Santos, defendeu a oferta de energia ‘’limpa e barata’’ aos consumidores brasileiros e cobrou segurança legislativa no setor.