Agência RMBH participa de seminário da Seinfra sobre a região metropolitana e o Rodoanel

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) realiza, nos dias 20 e 21/9, o seminário “A Região Metropolitana de BH e o Rodoanel: impactos, alternativas e sustentabilidade”. O evento ocorre virtualmente pelo canal da Seinfra no YouTube e é fruto de parceria com a Articulação Metropolitana de Movimentos e Organizações Socioambientais.

Durante os dois dias, ocorre uma série de debates com especialistas no intuito de aprofundar a discussão sobre as transformações advindas da construção do Rodoanel Metropolitano.

Nessa segunda-feira (20/9), a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, mediou o debate sobre a temática “Planejamento e Governança Metropolitanos – uma perspectiva histórica”. Na ocasião, participaram da mesa a ex-diretora da Agência RMBH, Flávia Mourão, o engenheiro Florestal, ex-secretário de Meio Ambiente MG e ex-ministro de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, o professor e coordenador do PDDI-RMBH de 2011, Geraldo Costa, e o representante da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais, Adriano Manetta.

A íntegra do debate “Planejamento e Governança Metropolitanos – uma perspectiva histórica” está disponível pelo canal no YouTube da Seinfra, clicando aqui.

Sobre o Rodoanel

O Rodoanel ligará alguns dos principais polos econômicos de Minas Gerais, ampliando a malha viária do estado com melhoria na qualidade de vida da população e garantindo melhores vias de acesso. A região do Anel Rodoviário ficará, portanto, mais livre para a circulação de veículos coletivos e individuais, sendo possível a redução em torno de 1.000 acidentes por ano.

No contexto social, os benefícios gerados pelo Rodoanel na RMBH são muitos, tanto para os municípios próximos a ele, quanto para os mais distantes, seja de forma direta ou indireta, destacando-se:

• Aumento do PIB da RMBH – entre 7% e 13% de aumento do PIB em 10 anos;

• Aumento da produtividade da RMBH, com crescimento da produção entre 0,8% a 1,3% em 10 anos;

• Redução de deslocamento e tempo de viagem entre 30 e 50 minutos tanto para veículos de carga, quanto na mobilidade urbana;

• Geração de mais de 10.000 empregos diretos e indiretos;

• Segurança viária, com a previsão de uma rodovia com todos os recursos necessários para manutenção do serviço e do pavimento;

• Diminuição dos impactos ambientais por meio de compensações;

• Minimização das emissões de CO2 em quase 10%;

• Diminuição dos custos de carga e escoamento, gerando maior competitividade dos produtos mineiros

3 comentários em “Agência RMBH participa de seminário da Seinfra sobre a região metropolitana e o Rodoanel

  1. Angelo Fernando Responder

    Pelo amor de Deus construam logo esse Rodoanel pois ele irá beneficiar toda grande bh e não só a capital. Com certeza tirará veículos pesados do anel e da via expressa em contagem e betim. Várias mortes serão evitadas com a redução de veículos de grande porte na rmbh. Nós mineiros merecemos o Rodoanel. Rodoanel urgente, Rodoanel pra ontem!!!

  2. Agnaldo Teixeira Responder

    Comecem logo essa obra do rodoanel por favor, desde criança ouço falar nele, !mas não acabando com as nascentes :é mais fácil desapropria as residências do que construir mais concreto pela mata a fora!

  3. Jeferson Responder

    Bom dia, um projeto deste tamanho precisa ser bem feito pra ser duradouro. Contornem Betim e Contagem como vocês fizeram com Ibirité. Seguir com traçado atual em cima de área urbana densamente povoada vai so mudar o problema do Anel de lugar. Fora os custos com indenizaçoes e o prejuízo ambiental da APA Vargem das Flores atual caixa d’água de BH.

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