Agência RMBH participa de reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG

Encontro discutiu alternativas para o desenvolvimento do setor no Estado

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo horizonte (Agência RMBH) participou, na quarta-feira (19/04), de mais uma reunião do Conselho de Infraestrutura da FIEMG. O encontro, realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, traçou metas e definiu alguns dos objetivos a serem alcançados pelo setor ao longo de 2023.

Emir Cadar Filho, presidente do colegiado, ressaltou, logo no início da reunião, que o grupo de trabalho ”é a casa da Infraestrutura em Minas Gerais”. Isso porque, de acordo com ele, o Conselho reúne representantes da sociedade civil organizada e do poder público, que, juntos, podem garantir o avanço das obras de infraestrutura em todo o Estado.

Durante o encontro, o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, apresentou o plano de intervenções da capital mineira, com um detalhamento do que será feito na cidade nos próximos anos. Segundo o chefe da pasta, os empreendimentos estão divididos em seis eixos temáticos: infraestrutura, manutenção, prevenção de enchentes, contenções, urbanização/risco e drenagem. Ele também destacou que as obras serão descentralizadas, com o objetivo de contemplar todas as nove regionais do município.

A reunião marcou ainda, a apresentação do novo Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Bruno Barros, que lembrou que para garantir o avanço do setor em Minas, é fundamental buscar a continuidade de investimentos e a manutenção de parcerias público-privadas. Além disso, segundo o secretário, obras como a ampliação do metrô de BH e a construção do Rodoanel são determinantes para o desenvolvimento da região metropolitana.