Agência RMBH participa de evento sobre os desafios do transporte coletivo em Minas Gerais

O quarto bloco da série online sobre os “Desafios do Transporte Coletivo de Passageiros de Minas Gerais” aconteceu na manhã desta quinta-feira (27/5), às 09 horas. Realizada pela plataforma Connected Smart Cities & Mobility em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG), a iniciativa debateu a integração de sistemas e cidades para o desenvolvimento da mobilidade urbana.

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, participou do debate como mediadora do evento que contou com a presença de quatro convidados especialistas na pauta. Dentre eles, o secretário da Seinfra, Fernando Marcato.

O Estado de Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil, possui 21,3 milhões de habitantes segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para o ano de 2020, possui duas regiões metropolitanas: Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH, composta por 34 municípios e população de aproximadamente 6 milhões de habitantes; e Região Metropolitana do Vale do Aço – RMVA, constituída por 4 municípios e população de mais de 490 mil habitantes. Destaca-se também que há o conceito de “Colar Metropolitano”, que são os municípios que se situam no entorno da região metropolitana e que sofrem influência pelo processo de metropolização.

Os desafios para garantir os serviços de transporte metropolitano e intermunicipal público com qualidade e segurança para os cidadãos, e que também apresentem indicadores positivos em pontos como gestão, controle e regulação são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do transporte público de forma que esses serviços atinjam o seu potencial.

A íntegra do terceiro bloco já está disponível pelo canal no Youtube da Connected Smart Cities, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.