Agência RMBH participa de evento de apresentação do Plano Municipal da Mata Atlântica de Nova Lima

Nessa quarta-feira (3/5), a prefeitura de Nova Lima apresentou o Plano Municipal da Mata Atlântica ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema). Na ocasião, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, e a engenheira ambiental e sanitarista, Fernanda Lobo, estiveram no encontro representando a autarquia. O documento reúne diretrizes e ações para a conservação e recuperação do bioma.

O plano prevê a gestão integrada e sustentável dos recursos naturais do município, com focos como regulação do clima e produção de água, além da minimização dos impactos potenciais de fenômenos climáticos, como alagamentos, cheias e deslizamentos.

De acordo com a diretora-geral da Agência RMBH, “o instrumento permite ainda que Nova Lima possa acessar recursos financeiros para a implementação de novos projetos urbanísticos e ambientais”.

Em desenvolvimento desde 2019, o Plano Municipal da Mata Atlântica foi elaborado junto com a sociedade civil, por meio de oficinas participativas e reuniões. O documento foi enviado para que o Codema faça suas considerações. Na sequência, será submetido à votação dos membros.