Agência RMBH participa de cerimônia dos 70 anos da AMM

Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, participou, em 7/11, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, da solenidade de comemoração dos 70 anos de fundação da Associação Mineira de Municípios (AMM), considerada a maior entidade municipalista do Brasil.

No evento, o governador Romeu Zema foi agraciado com a medalha alusiva aos 70 anos de fundação da AMM, instituída para homenagear personalidades e entidades que contribuem com a causa municipalista, além dos ex-presidentes da associação que ajudaram no crescimento da entidade.

Diante de um público composto de prefeitos, deputados e autoridades do Judiciário, Zema enalteceu o papel da entidade ao longo de sete décadas. “Parabenizo a AMM pelo importante trabalho de profissionalizar as gestões municipais. Minas é o estado com o maior número de cidades, e boa parte de pequeno porte, o que significa que enfrentam problemas adicionais, mas que encontram na entidade o suporte que precisam”, afirmou.

União

Durante o primeiro mandato do governador Zema, o Executivo e a AMM, por meio de um esforço conjunto, alcançaram importantes resultados para os municípios e, consequentemente, para os mineiros.

Destaque para o acordo para quitar a dívida que o estado tinha com os municípios no valor de R$ 7 bilhões referente ao repasse do ICMS, IPVA e ao Fundeb, e que foi regularizada em junho deste ano.

Outro importante acordo foi em relação aos repasses da Saúde. Dos R$ 6,5 bilhões devidos, já foram pagos R$ 800 milhões. O Piso Mineiro de Assistência Social também foi regularizado, com o pagamento de R$ 85,3 milhões, em 19 parcelas. “Desde os acordos firmados, Governo de Minas e municípios têm sido grandes parceiros. É assim que tem que funcionar, uma vez que ninguém faz nada sozinho. Boa parte do meu tempo eu passo conhecendo a realidade das cidades para buscarmos soluções”, disse.

Já o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, destacou como a associação ganhou, ao longo dessa caminhada, credibilidade e visibilidade, trabalhando unida com os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, associações microrregionais, entidades parceiras, Governo do Estado e sociedade organizada, para fortalecer a municipalidade.

“Nestes 70 anos de fundação, a AMM expandiu as ações e atuação, ficando mais presente nos municípios, no Estado e em Brasília, apoiando, reivindicando e sugerindo. Queremos trazer cada vez mais soluções e desenvolvimento para os municípios mineiros”, comemorou.

Outro destaque do evento foi a apresentação da nova identidade visual da AMM, ações, serviços e conquistas da entidade, além do calendário de eventos de 2023.