Agência RMBH participa das comemorações da Semana do Meio Ambiente

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte participou, nesta terça-feira (06/06), das atividades do Governo de Minas para comemorar a Semana do Meio Ambiente na Cidade Administrativa do Estado, entre os dias 5 e 8 de junho de 2017.

A diretora-geral da Agência RMBH, Flávia Mourão, foi uma das debatedoras do Painel coordenado pelo Superintendente de Planejamento Urbano e Regional da Secretaria de Cidades e de Integração Regional (Secir), Wesley Cantelmo, no qual fez uma apresentação sobre o Planejamento Metropolitano como Indutor do Desenvolvimento Integrado.

Flávia abordou a gestão da Região Metropolitana de Belo Horizonte, destacando o Arranjo Metropolitano e o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH), elaborado entre os anos de 2009 e 2011 com o apoio de universidades e ampla participação da sociedade em geral para estabelecer novas propostas de reestruturação para o desenvolvimento da região. Para ela, os grandes desafios da gestão meteropolitana são a cidadania metropolitana, a articulação rural-urbano – agricultura urbana e produção alimentar sustentável, a integração das ações do Estado no território metropolitano, a participação da União na gestão interfederativa, o financiamento da gestão metropolitana e a compensação por serviços ambientais ou outros serviços prestados pelo município à unidade territorial urbana.

Também participou desse evento, a presidente nacional da Rede de Territórios de Economia Solidária (RTES) da França, Christiane Bouchart, que apresentou o Desenvolvimento Territorial na França a partir da Economia Social Solidária, destacando a experiência de sucesso da cidade de Lille. Segundo ela, o processo começou em Lille em 2001, quando foram realizadas reuniões para um diagnóstico participativo e, em seguida, houve a elaboração de diversos planos para um novo modelo econômico-financeiro que passasse a oferecer condições para que as pessoas se mantenham enquanto desenvolvem seu projeto.

A abertura do evento foi feita pelo assessor de Relações Internacionais, Hugo Salomão França, e o debate contou também com as participações do representante dos Fóruns Regionais de Governo, Luiz Antônio Ribeiro, da superintendente de Políticas de Empreendedorismo de Economia Popular Solidária da Sedese, Léa Braga, e do representante da Subsecretaria de Regularização Ambiental da Semad, Antônio Malard.