Agência RMBH participa da posse da diretoria executiva da Granbel

Próximos objetivos e avanços para a Região Metropolitana de Belo Horizonte foram apresentados pelo chefe do Executivo estadual

Os membros da nova diretoria executiva da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) foram empossados para o biênio 2023/2025, nessa segunda-feira (27/2), em cerimônia realizada no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, participou da solenidade, que foi conduzida pelo governador Romeu Zema.

A prefeita de Vespasiano, Ilce Alves Rocha Perdigão, já era a presidente da associação e foi reconduzida ao cargo. Outros membros da diretoria também continuaram nos cargos.  A novidade da lista é o vice-presidente, que passa a ser o prefeito de Raposos, Sérgio Silveira Soares.

Na solenidade, o governador Romeu Zema ressaltou a satisfação de poder caminhar junto aos municípios e prefeitos desde os primeiros momentos de sua gestão no Estado.

“Os prefeitos sabem que devolvemos o que é de direito das prefeituras, o que possibilita mais investimentos em pavimentação e em outras diversas áreas”, afirmou.

Na oportunidade, a presidente da Granbel, Ilce Rocha, destacou a importância dessa união entre Estado e municípios, além do trabalho desenvolvido pelo governador para equilibrar as finanças do governo mineiro.

“O governador pegou o Estado quebrado, com muitas dívidas. Os municípios não sabiam como conduzir a população e o governador Romeu Zema foi esse fio de esperança para todos”, disse.

Projeções e avanços

Especificamente para a RMBH, Zema pontuou alguns avanços que estão sendo trabalhados para os próximos anos. Destaque, por exemplo, para o início das obras do metrô e do Rodoanel – investimento que vai melhorar o trânsito na região.

“Também vamos fazer a adutora que vai dar segurança hídrica entre o Rio das Velhas e o Rio Paraopeba. Essa obra, inclusive, visa ao futuro, pois, em um período de seca ou de contaminação de alguma bacia, poderemos enfrentar esse problema gravíssimo de abastecimento de água”, enfatizou. “E vamos ter também uma estrada ligando Nova Lima a Sabará”, complementou.

O governador mencionou, ainda, para os próximos anos, o compromisso de seguir o trabalho junto aos municípios para buscar ainda mais investimentos sociais e de desenvolvimento econômico.

“Nunca se investiu tanto, nunca foram recuperadas tantas estradas como está sendo feito até agora. Então, é questão de tempo para que venhamos a ter um estado melhor, e a RMBH faz parte desse contexto”, disse.

Granbel

A associação foi criada em 1975 para defender os interesses metropolitanos nas políticas públicas. Representa 34 cidades que compõem a RMBH.

Na cerimônia também foram reconduzidos o prefeito de Capim Branco, Elvis Presley Moreira Gonçalves (diretor-tesoureiro), o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos (diretor- administrativo) e o prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro Coelho (diretor-secretário).