Agência RMBH participa da entrega do Jardim de Chuva em Contagem

O ICLEI América do Sul finalizou mais uma etapa do projeto INTERACT-Bio em Minas Gerais. Na manhã dessa terça-feira (22/3), o ICLEI e a Prefeitura de Contagem entregaram um jardim de chuva, instalado na Praça Presidente Tancredo Neves. O equipamento urbano funciona como um pequeno reservatório de água e, associado a outras soluções de infraestrutura, ajuda na infiltração das águas da chuva.

A solenidade, que ocorreu na sede do Poder Executivo, em frente à praça, contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Faria; da secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão; do secretário do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo; e da diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa. Estiveram presentes, também, alunos da Funec, acompanhados pelo vice-diretor da instituição, Paulo Figueiredo.

O projeto-piloto, realizado em Contagem, é uma alternativa sustentável que absorve e retém a água das precipitações, com a finalidade de ajudar a não inundar o solo. O local, para esse primeiro teste, foi escolhido devido aos intensos alagamentos que foram notados na praça em frente à Prefeitura. Na cidade, começou a ser construído em setembro de 2021, sendo finalizado no final de 2022. O período chuvoso, nos meses de dezembro e janeiro, foi o grande teste do projeto, que resistiu às intensas chuvas que caíram em Contagem, não mais ocasionando os resultados anteriores.

O vice prefeito de Contagem, Ricardo Faria, acredita que o projeto é a o melhor exemplo de aliar teoria e prática no caso dos das Soluções baseadas na Natureza (SbN). “Trata-se de um projeto relativamente simples, com soluções fortes e concretas”, resumiu.

O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, afirmou que o projeto é uma forma de democratizar o conhecimento e colocar em prática a teoria das SbN.

Os jardins de chuva são estruturas que contribuem para a captação da água da chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam sua infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático. Quando associada a um conjunto de soluções de infraestrutura verde (como biovaletas, lagoas de retenção e terraços de chuva), essa técnica aumenta a biodiversidade local e a infiltração das águas da chuva, além de contribuir para uma boa manutenção do ciclo da água em áreas urbanas.

Assinatura do Termo de Doação

Na cerimônia de entrega do Jardim de Chuva, foi assinado um termo entre ICLEI e a Prefeitura de Contagem, no qual há expressa doação ao município da obra executada na praça Tancredo Neves. A doação inclui todos os bens e serviços realizados, inclusive o databook, que contém documentos e registros que mostram o histórico de execução da obra. No termo, o município responsabiliza-se pela manutenção e conservação dos bens, serviços e/ou direitos recebidos em doação, garantindo e responsabilizando-se pela sua solidez e segurança, especialmente, perante terceiros, conforme as boas práticas de manutenção constantes no Plano de Manutenção dos Jardins de Chuva.

Além de Contagem, Belo Horizonte, Campinas e Londrina também foram contempladas com projetos do INTERACT-Bio no Brasil. O programa tem como objetivo encontrar na natureza, soluções para os problemas decorrentes de questões ambientais.