Agência RMBH lança Caderno de Indicadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte

A Agência RMBH finaliza os trabalhos de 2021 com a da edição do ano do Caderno de Indicadores: A Região Que Habitamos. Organizado pelo Núcleo para Assessoramento Técnico Especial (NATE), o Caderno procura materializar as funções públicas de interesse comum da RMBH na forma de indicadores, como forma de incentivar e auxiliar a gestão e o planejamento baseados em evidências.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte, pioneira na descrição dos novos arranjos democráticos de gestão, as Leis Complementares Estaduais nº 88 e nº 89, de 12 de janeiro de 2006, estabeleceram o arranjo institucional metropolitano, contando com um sistema legislativo robusto de gestão, participação e financiamento. Por isso, a Agência RMBH é uma entidade criada em 2009 para promover apoio técnico e executivo aos municípios metropolitanos através das 12 funções públicas de interesse comum. São elas: transporte intermunicipal e sistema viário; Defesa contra sinistro e defesa civil; Saneamento básico; Uso do solo metropolitano; Gás canalizado; Cartografia e informações básicas; Preservação ambiental; Habitação; Saúde; e Desenvolvimento socioeconômico.

O Caderno de Indicadores conta com 30 dados específicos e indicadores, além de informações de Área, População e Produto Interno Bruto dos municípios, a localização dos estabelecimentos de saúde primária e mapa de distribuição de rede de gás canalizado. A organizadora da publicação e Chefe do NATE, Gabrielle Sperandio, explica que: O esforço para a junção de dados e indicadores metropolitanos é de grande valia. Foram reunidas informações importantes para o planejamento e conhecimento da nossa região, além de, neste processo, termos percebido a dificuldade de encontrarmos indicadores verdadeiramente metropolitanos e não apenas desagregados a nível municipal. Este é um primeiro passo no processo de instituição de uma rotina de acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento da RMBH, baseada em dados e evidências.”

A publicação do Caderno de Indicadores está disponível para download gratuito aqui.