Agência RMBH estreita laços com o município de Raposos

Representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte visitaram o município de Raposos, na última sexta-feira (23/12), para estreitar laços e conhecer melhor a realidade local.

O principal objetivo foi conhecer a Casa de Gentil – Convívios e Culturas e ver como a Agência RMBH poderá auxiliar esse projeto a ter um caráter metropolitano visando à implantação de um Lugar de Urbanidade Metropolitana (LUME), que é um dos programas prioritários do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI-RMBH).

Além da Casa de Gentil – espaço idealizado e organizado por voluntários com o objetivo de contribuir para o empoderamento e o desenvolvimento social da comunidade de Raposos, por meio de oficinas, eventos e ações que promovam o convívio e valorizem a cultura local – os representantes da Agência também visitaram bairros do município e conheceram as potencialidades ambientais da região.

O diretor de Regulação Metropolitana da Agência RMBH, Mateus Nunes, que participou da visita, destacou que “a partir de agora será mais fácil contribuir para o desenvolvimento do projeto e aprender com a proposta de implantação de um LUME”. Segundo ele, a Casa de Gentil se apresenta na realidade da RMBH como um LUME em potencial “uma vez que seus fundadores têm um projeto de ampliar a iniciativa e utilizar do espaço para incentivar a participação da população na construção da cidade e na discussão acerca do planejamento metropolitano, fortalecendo a cidadania metropolitana”.

A visita ao município foi guiada por um dos idealizadores da Casa de Gentil, Glauco Gonçalves Dias. Também participaram as técnicas da Diretoria de Regulação da Agência RMBH, Júlia Laborne e Sabrina Rocha.