Agência RMBH e Semad alinham parceria para inserção de novas camadas na IDE-Sisema

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) se reuniram nessa quinta-feira (06/8), em encontro virtual, para alinhar uma parceria entre as duas instituições que vai refletir em incrementos para a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, e a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Batista Leite Corrêa da Costa, acertaram que dados de responsabilidade do órgão que atua no desenvolvimento integrado da RMBH passarão a ser disponibilizados na IDE-Sisema.

Para que isso se torne realidade em formato de camadas de informações geoespaciais, as equipes técnicas das duas instituições já agendaram uma próxima reunião, na semana que vem, para iniciar as definições necessárias. A conversa terá o objetivo de identificar quais são os conjuntos de dados que a Agência RMBH pode disponibilizar e a partir disso mensurar o tempo e o grau de dificuldade para disponibilizar as informações em mapas geográficos.

A IDE-Sisema é uma ferramenta de planejamento territorial que concentra atualmente 502 camadas com informações dos mais variados tipos sobre o território de Minas Gerais. A parceria com a Agência RMBH poderá incrementar esse número com informações diversas ligadas às áreas de atuação da Agência, como diretrizes para uso do solo urbano, cartografia mais detalhada da região metropolitana, transporte, sistema viário, saneamento, entre outras que compõem a base metropolitana de informações que o Governo de Minas dispõe atualmente.

Segundo o subsecretário Rodrigo Franco, a parceria contribui diretamente para aumentar a importância da IDE e seu papel estratégico para o Governo de Minas e também significa modernização para a própria Agência, que passaria a contar com um dispositivo de dados geoespaciais para dispor conjuntos de informações que hoje não estão agregados em uma ferramenta de planejamento territorial. “Cada vez que conseguirmos incorporar mais estruturas, maior será o benefício em forma de informações claras e fáceis para a sociedade”, diz ele.

Construir uma ferramenta semelhante à IDE era um objetivo da Agência RMBH, de acordo com a diretora-geral, Mila Corrêa da Costa. Porém, não foi possível viabilizar essa possibilidade internamente e surgiu a possibilidade de firmar a parceria. Ela destacou que o Plano de Mobilidade da RMBH poderia evoluir bastante a partir de informações origem/destino proporcionadas por camadas geográficas e ferramentas de geoprocessamento e também lembrou que a IDE pode apoiar o licenciamento urbanístico.

Para o futuro, Mila pontuou ainda que um planejamento de longo prazo pode integrar o licenciamento urbanístico com o ambiental. “Com essa ferramenta que é absolutamente referência no Brasil, nós pensamos que, se nos tornarmos camadas da IDE, teremos condições de modernizar as nossas informações”, diz a diretora-geral da Agência.

Possibilidade de recursos

Além de significar dados novos para a IDE-Sisema, a parceria entre Semad e Agência Metropolitana pode, inclusive, render recursos financeiros para criação de novas funcionalidades e ferramentas para a IDE. Isso porque existe a possibilidade de aplicação de recursos de fundos metropolitanos em iniciativas desse tipo, a depender da elaboração de um projeto específico para a captação financeira.

Segundo o diretor de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Fabrício Lisboa, ter mais recursos financeiros para o desenvolvimento da IDE poderia trazer vários benefícios à ferramenta e à população mineira. “Além de ter toda a base metropolitana que melhora o trabalho dos nossos técnicos lotados em BH e nas regionais que fazem parte da RMBH, a parceria também possibilitaria o aporte de recursos para desenvolvimento de ferramentas de geoprocessamento novas para a IDE, como por exemplo, o Google Street View, a consulta de endereço de origem e destino e a consulta de rotas. Isso certamente serviria para qualquer analista em qualquer região de Minas Gerais”, afirma.

Mais detalhes sobre a IDE-SISEMA

A IDE-Sisema é uma plataforma criada em fevereiro de 2018 para permitir a visualização completa das características ambientais existentes no território mineiro. Por meio de camadas geoespaciais, a IDE disponibiliza ao público externo e aos analistas ambientais do Sisema informações decisivas para a regularização de empreendimentos a partir do licenciamento ambiental e também para outros serviços ambientais em Minas Gerais.

Uma camada geoespacial traz um conjunto de informações sobre determinados aspectos, como hidrografia, clima, relevo, cobertura vegetal, entre vários outros. Somadas, essas camadas já são mais de 500 grupos diferentes de informações dispostas em mapas eletrônicos na mesma plataforma, cada um trazendo uma informação diferente sobre o meio ambiente naquela área específica do território mineiro.

É a IDE-Sisema que permite, de forma gratuita, o acesso pela sociedade às informações espaciais dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento. Ao mesmo tempo, com essa ferramenta, os analistas do Sisema podem fazer uma análise muito mais completa daquele empreendimento, assim como estipular condicionantes para implantação de forma mais ágil, com a ajuda da tecnologia.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A IDE-SISEMA

Fonte: Ascom/Sisema