Agência RMBH e Seinfra publicam camadas sobre a região metropolitana na plataforma IDE-Sisema

No intuito de fornecer informações relevantes para a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), novas camadas sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foram consolidadas a partir das diretorias de Planejamento Metropolitano e de Regulação, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), e do Escritório de Mobilidade, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

As camadas se encontram nas pastas “Sistemas de Transporte” e “Instrumentos e Projetos Territoriais” (na subpasta “Legislação Urbanística da RMBH”). O conteúdo está disponível para consulta, clicando aqui.

Os dados fornecidos apresentam informações sobre transporte, mobilidade, planos diretores, legislação urbanística e projetos de infraestrutura na RMBH. “A publicação de dados da região metropolitana no IDE-Sisema permitirá que os cidadãos entendam melhor a dinâmica da nossa região, podendo contribuir e exigir melhorias nos serviços públicos prestados. Além disso, reforça o sentimento de ser um cidadão metropolitano”, comenta o diretor de Planejamento, Charliston Moreira.

A coleta do material foi realizada em conjunto com o Escritório de Mobilidade, que é fruto de uma parceria entre Agência RMBH e Seinfra, no intuito de promover o alinhamento e à catalisação das ações da administração direta e indireta destinadas ao aprimoramento de soluções integradas de transportes, ao estímulo do desenvolvimento econômico do Estado e ao aperfeiçoamento da ordenação do uso e ocupação do solo.

“A Agência tem um papel fundamental na articulação da região metropolitana e o trabalho que tem sido feito pela diretora-geral, Mila Corrêa da Costa, é irretocável. Esse tipo de sistematização é fundamental para o bom planejamento de curto, médio e longo prazo das diversas intervenções de infraestrutura e mobilidade urbana. Ficamos felizes em poder colaborar em um projeto tão importante como esse”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

A IDE-Sisema é uma ferramenta de planejamento territorial que concentra atualmente 502 camadas com informações dos mais variados tipos sobre o território de Minas Gerais. A parceria com a Agência RMBH tem o objetivo de incrementar esse número com informações diversas ligadas às áreas de atuação da Agência, como diretrizes para uso do solo urbano, cartografia mais detalhada da região metropolitana, transporte, sistema viário, saneamento, entre outras que compõem a base metropolitana de informações que o Governo de Minas dispõe atualmente.