Agência RMBH e Ruaviva apresentam plano de trabalho para revisão do Plano Diretor de Esmeraldas

Representantes da Agência de Desenvolvimento da RMBH e do Instituto da Mobilidade Sustentável –Ruaviva – estiveram em Esmeraldas, nesta quarta-feira (15/5), onde foram recebidos pelo prefeito, Márcio Belém e secretários para alinhar os primeiros passos do processo de revisão do Plano Diretor do município.

Esmeraldas é um dos sete municípios metropolitanos contemplados para receber o assessoramento técnico da Agência e do Ruaviva nos trabalhos de revisão de seus planos diretores. O termo de colaboração entre as duas entidades foi assinado no dia 3 de maio de 2019. Os outros seis municípios são Confins, Florestal, Itaguara, Mário Campos, Raposos e Taquaraçu de Minas.

A reunião de quarta-feira teve o objetivo de detalhar o que é um plano diretor e a importância dele para o desenvolvimento local, além de apresentar o plano de trabalho e discutir os próximos passos para a audiência pública de lançamento e divulgação do plano.

O diretor-geral da Agência RMBH, Gustavo Medeiros, destacou o engajamento de todo o secretariado da prefeitura e a possibilidade de Esmeraldas viver novos tempos após a aprovação do seu plano diretor. Já o prefeito, Márcio Belém, afirmou que o plano diretor é uma grande oportunidade para que o município possa retomar os rumos do desenvolvimento identificando potencialidades a serem desenvolvidas pela cidade.