Agência RMBH é referência em seminário em Aracaju

A “Experiência da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte” foi o tema da palestra do assessor técnico da Agência RMBH, Sandro Veríssimo, no seminário “Gestão Urbana de Regiões Metropolitanas”, realizado pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), no dia 8 de novembro, em Aracaju.

Considerada uma referência nacional em gestão metropolitana, a Agência RMBH vem contribuindo, através de sua experiência, na construção de modelos próprios de gestão metropolitana em outros estados do país, de acordo com as necessidades de cada um, sempre que a ajuda é solicitada. Entre eles estão Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco e São Paulo.

O objetivo do seminário em Aracaju foi qualificar e alinhar o debate sobre metrópole, metropolização, planejamento urbano metropolitano e governança interfederativa, com destaque para temas referentes às funções públicas de interesse comum como transporte intermunicipal, saneamento básico e preservação ambiental, além do Estatuto da Metrópole. Para isso, contou também com palestrantes do Ministério das Cidades e do Senado.

O secretário de Estado de Infraestrutura de Sergipe, Valmor Barbosa, destacou que o evento foi o primeiro passo para a construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Aracaju e a oportunidade de se estabelecer um alinhamento do conhecimento técnico e jurídico, a fim de criar subsídios e efetivar leis e normas que resultem em ações integradas para o crescimento das regiões metropolitanas, de forma ordenada e sustentável.

De acordo com dados do Censo Demográfico do IBGE – 2010, a Região Metropolitana de Aracaju tem uma população de 835.816 habitantes, o que corresponde a 40% da população do Estado.