Agência RMBH e FEAM se unem no combate dos impactos causados pelas mudanças climáticas

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo. Seus impactos, que afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar – aumentando o risco de inundações catastróficas – têm desestabilizado as sociedades e o meio ambiente de uma maneira global e sem precedentes.

No âmbito de desenvolver políticas públicas voltadas ao combate e mitigação dos impactos causados por essas alterações, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) realizou uma reunião online com membros da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), para propor a utilização da ferramenta “Clima na Prática”, visando a promoção da resiliência climática na região metropolitana.WhatsApp Image 2020-04-03 at 10.21.52

O “Clima na Prática” é uma adaptação do Climat Pratic, ferramenta já aplicada em municípios franceses e adaptada às especificidades de Minas Gerais segundo as condições sociais, institucionais, econômicas e naturais do Estado, oferecendo aos gestores municipais diretrizes para a elaboração de seus Planos de Energia e Mudanças Climáticas Municipais, entre outras ações ou políticas capazes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as vulnerabilidades climáticas locais.

De acordo com a analista ambiental da Gerência de Energia e Mudanças Climáticas da FEAM e coordenadora do projeto, Larissa Oliveira, é importante que cada município identifique suas principais vulnerabilidades climáticas e, após isso, consulte a solução mais adequada à sua realidade dentro da ferramenta.

Participaram da reunião, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, o chefe de gabinete, José César Faria, o diretor de Planejamento Metropolitano, Charliston Moreira, a chefe do Núcleo para Assessoramento Técnico Especial (NATE), Gabrielle Sperandio, e parte da equipe técnica da Agência RMBH representada por Diego Pessoa, Leopoldo Curi e Paulo Góes. Pela FEAM participaram, a coordenadora do projeto, Larissa Oliveira, Julia Laborne, e a chefe de Gabinete, Letícia Campos.

Sobre o “Clima na Prática”

Promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) em parceria com Agência Francesa de Desenvolvimento (Agence Française de Développement – AFD), o projeto Clima na Prática consiste em uma ferramenta de apoio oferecida pelo Governo de Minas aos municípios para que estes sejam capazes de realizar localmente ações, políticas e projetos voltados à redução dos danos e implicações decorrentes da variação climática. A proposta é promover, de forma inclusiva, o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

Fonte: ASCOM FEAM