Agência RMBH é destaque em Seminário de Boas Práticas da Governança Pública no Rio de Janeiro

Na última terça-feira (11/4), a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa, foi uma das palestrantes do “Semina Rio: Boas Práticas na Governança Pública”, realizado na cidade do Rio de Janeiro.

O evento, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Especial de Integração Metropolitana, reuniu especialistas e gestores públicos para um debate sobre as melhores soluções existentes nas áreas de educação básica; mobilidade urbana; integração metropolitana; meio ambiente e clima; população em situação de rua; cultura na periferia e no interior.

Durante sua palestra, a diretora da Agência RMBH abordou o histórico do planejamento metropolitano em âmbito nacional, a importância do arranjo constitucional metropolitano, o cenário atual, avanços e desafios da metropolização enquanto processo socioespacial.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte tornou-se um modelo para as mais de 80 RM’s de todo o país. Atualmente, a Agência RMBH preside o Fórum Nacional das Entidades Metropolitanas (FNEM) – associação civil sem fins lucrativos, instituída em 1995, e que objetiva promover a valorização do planejamento e gestão do espaço metropolitano, bem como a participação efetiva de organismos metropolitanos na formulação e implementação das políticas de desenvolvimento urbano e regional.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) reúne 34 municípios e população de cerca de 6 milhões de habitantes, sendo a terceira maior do Brasil, ficando atrás apenas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Segundo Mila, o destaque da Grande BH no cenário nacional ocorre pela sua relevância política e socioeconômica, mas, igualmente, em razão da modelagem técnico-jurídica que embasa a atuação do arranjo constitucional metropolitano desde a sua concepção, mediante compartilhamento de responsabilidades e adoção de ferramentas inovadoras de gestão compartilhada.