Agência RMBH discute planejamento urbano em conferências das cidades

O diretor de Regulação Metropolitana da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mateus Nunes, será um dos palestrantes da Conferência Municipal de Nova Lima que tem como tema “A função social da cidade e da propriedade: Nova Lima inclusiva, participativa e socialmente justa”. O intuito é discutir e elaborar propostas para o planejamento e o desenvolvimento urbano no âmbito do município, além de identificar diferentes potenciais da cidade e garantir que parte das demandas sejam contempladas pelos governos municipal, estadual e federal.

A Conferência Municipal de Nova Lima integra uma das etapas preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília, e vai reunir a sociedade organizada, representada por seus delegados, para cumprir mais uma etapa para a travessia da cidade que temos para a cidade que queremos. Outra etapa preparatória serão as conferências estaduais e do Distrito Federal, que deverão acontecer de 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017. Nos municípios, serão debatidas propostas e soluções voltadas à realidade local. Nos estados, propostas voltadas para as políticas estaduais e para a política nacional.

Na conferência de Nova Lima, Mateus Nunes vai abordar, principalmente, o plano diretor da cidade e como o cidadão pode ser mais participativo, levando em consideração as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI- RMBH). “A conferência municipal é aberta à participação de todos os cidadãos, configurando-se numa importante ferramenta para se alcançar a participação social”, salienta o diretor.

Mateus vai apresentar também um panorama sobre as principais funções da propriedade – habitação, lazer, trabalho e serviços – e falar sobre as ferramentas para se alcançar uma participação social direta a todos os cidadãos.

A Conferência Municipal de Nova Lima será realizada nos dias 1º e 2 de julho, na Escola Municipal Dona Antonieta Dias de Souza, na Rua Curitiba – 23, no bairro Chácara dos Cristais, em Nova Lima – MG. A palestra do diretor da Agência RMBH, Mateus Nunes, será no dia 2 de julho.

O diretor vai participar também das Conferências Municipais de Lagoa Santa, no dia 1º de julho, e de Sabará, no dia 4 de julho.

Municípios da RMBH que convocaram a etapa municipal da Conferência das Cidades          

Belo Horizonte                               13/04/2016

Ribeirão das Neves                       26/04/2016

Contagem                                       30/04/2016

Jaboticatubas                                 19/05/2016

Capim Branco                                 11/06/2016

Santa Luzia                                      21/06/2016

Itaguara                                             21/06/2016

Nova Lima                                           01/07/2016

Lagoa Santa                                       01/07/2016

Sabará                                                  04/07/2016

Notícias Recentes