Agência RMBH apresenta Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado ao Estado do Maranhão

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Flavia Mourão, participou, nesta quarta-feira (8/2), em São Luiz, Maranhão, do “I Workshop Maranhense de Governança Metropolitana – Experiências Metropolitanas”, onde apresentou o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH) e ações desenvolvidas na gestão metropolitana.

O evento foi realizado pelo governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), e integra o início do processo de instalação da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS), o da implantação do Colegiado Metropolitano. Participaram do evento prefeitos, vereadores, deputados, técnicos do governo estadual e dos municípios, sociedade civil, além de representantes das universidades.

A Região Metropolitana da Grande São Luís será composta pelas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Axixá, Santa Rita, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros e Icatu. A população dos 13 municípios detém quase 40% do PIB do Maranhão.

A programação do workshop incluiu também as apresentações “Região Metropolitana da Grande São Luís”, pelo secretário-adjunto de Assuntos Metropolitanos da Secid, José Antonio Viana Lopes, “Diretrizes, Planos e Propostas sobre a Macromobilidade nas Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo”, pelo representante da Cia. Metropolitana de São Paulo, Paulo Carvalho Ferragi, e “Experiência de Resíduos Sólidos”, por José Fernando Thomé Jucá, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Foto (da esquerda para a direita):

Yata Anderson Masullo | Assessor para Assuntos Metropolitanos; Paulo Ferragi | Cia. do Metropolitano de São Paulo; Pedro  Aurélio | Especialista em Resíduos Sólidos; Flávia Alexandrino | Secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano – Secid; José Fernando Thomé Jucá | Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Flávia Mourão Parreira do Amaral | Agência RMBH do Governo de MG; José Antonio Viana Lopes | Secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos – Secid.