Agência RMBH apresenta informações e avanços no Plano de Mobilidade em reunião do CTMob

O Comitê Técnico de Mobilidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (CTMob), coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), reuniu-se virtualmente na tarde dessa quinta-feira (4/03). O encontro contou com expressiva participação de entidades metropolitanas e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, a equipe da Diretoria de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH e da Subsecretaria de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que compõem o Escritório de Mobilidade, forneceram informações sobre o cronograma de trabalho e destacaram os avanços do Plano de Mobilidade.

O Plano utilizará as práticas mais modernas do mercado como o levantamento do padrão de deslocamento da população e das cargas através de dados de celular, de bilhetagem eletrônica dos ônibus, de radares e dos documentos fiscais das transações econômicas. Essas práticas reduzem significativamente o tempo de execução, os custos, e geram informações mais precisas e de fácil atualização.

Durante a reunião, foi discutida a importância da celebração do termo de cooperação técnica entre a Seinfra, Agência RMBH, BHTRANS e demais órgãos gestores do trânsito e transporte da RMBH, com vistas ao alinhamento das ações da administração pública destinados ao aprimoramento de soluções integradas de transportes, com acompanhamento e compatibilização de projetos de mobilidade urbana.

Mudanças no Regimento Interno do CTMob também foram apresentadas, como a realização das reuniões conforme demanda e a definição da periodicidade máxima das reuniões a cada três meses.

Na ocasião, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa, ressaltou a importância do Comitê de Mobilidade enquanto uma das ferramentas que o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano dispõe para fazer o planejamento urbano e enfatizou que a função do CTMob é discutir tecnicamente todas as ações e projetos do estado para mobilidade, no intuito de ser uma instancia de convergência dos pilares técnicos, das políticas que são traçadas e dos anseios dos municípios. A expectativa é que a Região Metropolitana de Belo Horizonte seja referência no país no âmbito da mobilidade e no serviço de transporte público prestado.

O CTMob foi criado em 2010 para oferecer apoio técnico-consultivo à tomada de decisão do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e iniciativas diversas nas questões metropolitanas referentes à mobilidade urbana e transportes. Sua composição é primordialmente técnica e inclui representantes do poder Executivo, Legislativo, Estadual e dos vários municípios componentes da RMBH; representantes de classe de usuários e operadores dos sistemas de transporte, rodoviário e ferroviário, de carga e passageiros; academia; órgãos técnicos de classe; e entidades de participação social e da sociedade civil organizada.

Todo material referente ao Comitê Técnico de Mobilidade está disponível no site da Agência RMBH pelo link: http://www.agenciarmbh.mg.gov.br/comite-tecnico-de-mobilidade/.

1 comentário em “Agência RMBH apresenta informações e avanços no Plano de Mobilidade em reunião do CTMob

  1. Pingback: Comitê Técnico de Mobilidade da RMBH divulga reunião para 29/4 – Agencia RMBH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.