Agência RMBH abre consulta para aprimorar o projeto Rede de Mobilidade

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte disponibilizou no endereço eletrônico www.agenciarmbh.com.br a consulta à versão preliminar do projeto “Rede de Mobilidade da RMBH”, que contém a compilação de cerca de 40 planos e projetos viários e de transportes coletivos em desenvolvimento na região.

O objetivo é receber contribuições de gestores públicos, técnicos da área da mobilidade e sociedade civil em geral para o aprimoramento da rede, por meio do envio de projetos consolidados do sistema viário e do transporte coletivo que possam ser agregados a ela.

A Rede 

O gerente de Planejamento Metropolitano da Agência RMBH, Samuel Herthel, ressalta que Rede de Mobilidade foi criada para ser uma biblioteca de projetos viários e de transportes coletivos unificada e georreferenciada que integre todos os projetos existentes na região para orientação da emissão de diretrizes de uso e ocupação do solo. “A proposta é mantê-la aberta a adaptações e revisões do planejamento de mobilidade municipal e metropolitana, como por exemplo, o Plano de Mobilidade da RMBH, cuja elaboração está em fase de contratação.”

A Rede está estruturada para harmonizar e potencializar as propostas dos diversos gestores de mobilidade metropolitana, em consonância com o planejamento metropolitano. Depois de concluída, fornecerá as instruções básicas sobre a localização e a dimensão aproximada dos sistemas de transportes futuros da RMBH, além de servir como ferramenta de proteção do espaço urbano reservado a esses sistemas e, também, garantir a manutenção da viabilidade dos projetos ao longo do tempo.

Ela está dividida em dois módulos, o viário, que concilia as diversas propostas de corredores de tráfego geral prevista na RMBH, e o transporte coletivo, que agrega os sistemas atuais e propostos em uma rede multimodal única, independente da tecnologia adotada.