Agência Metropolitana participa do seminário “Circulação de Alimentos na RMBH”

Em 6/12, a Agência RMBH participou do seminário “Circulação de Alimentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”, realizado pelo Grupo de Estudos em Agricultura Urbana – AUÊ!/UFMG.

O evento integra parte da elaboração da segunda edição do “Anuário das Agriculturas Metropolitanas: uma publicação sobre a RMBH”. A primeira edição do Anuário está disponível aqui. A publicação tem como objetivo compartilhar dados e informações sobre as agriculturas e as dinâmicas sociais e espaciais dos 34 municípios metropolitanos.

“Acreditamos que esse conjunto de informações pode fomentar ações para fortalecimento e melhor compreensão das dinâmicas das agriculturas no território metropolitano, mas é necessário colocá-los em diálogo e gerar coletivamente análises e reflexões, assim como identificar possíveis cruzamentos, limitações, invisibilidades, dificuldades e potências, especialmente no que diz respeito à circulação dos alimentos no território – produção, comercialização e acesso aos alimentos”, considera o grupo de estudos AUÊ.

Além da Agência RMBH, representada pelo especialista em Políticas Públicas, Diego Santos, o seminário contou com a presença e participação de diversas organizações, grupos e instituições, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), pesquisadores da UFMG, a prefeitura de Belo Horizonte, e também representantes da sociedade civil e dos produtores de alimentos.

O diálogo foi amplo, ultrapassando as questões orientadoras, incorporando discussões sobre logísticas na comercialização de alimentos, potências e fragilidades das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, autonomia e autogestão dos territórios, economia solidária, outras economias e infraestruturas populares, lutas populares, campesinas feminista e antirracistas.

Atualmente, a Agência RMBH integra dois importantes projetos com o objetivo de endossar a pauta agroecológica na região metropolitana:

Comitê de Apoio Interinstitucional à Agroecologia: resultado de Protocolo de Intenções assinado por diferentes entidades dos níveis de governo federal, estadual e municipal, visando o comprometimento institucional com ações que promovam a agroecologia e agricultura urbana no território metropolitano.

Câmara de Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional: iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE –, visa à articulação dos órgãos estaduais em relação a políticas de segurança alimentar e nutricional.