Agência Metropolitana participa de inauguração do Jardim de Chuva em BH

Foto: Suziane Brugnara

Na tarde desta quinta-feira (10/2), foi inaugurado o Jardim de Chuva do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. A iniciativa teve investimento do governo alemão de 50 mil euros e é um dos projetos demonstrativos do INTERACT-Bio, com coordenação do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. Trata-se de uma ferramenta importante para a prevenção de alagamentos e enchentes nas cidades, além da restauração dos recursos hídricos. 

Os jardins de chuva são estruturas que contribuem para a captação de chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam sua infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático. Estas estruturas recebem o escoamento de água e acumulam os excessos, formando poças que se infiltram gradualmente no solo, auxiliando o sistema de drenagem a trabalhar dentro de sua capacidade mesmo durante os picos de precipitação. Também chamados de Sistema de Biorretenção, os jardins utilizam a atividade biológica de plantas e microorganismos para remover os poluentes das águas pluviais, contribuindo para a infiltração e retenção da água de chuva. 

A região metropolitana de Belo Horizonte é uma das três selecionadas no Brasil para a execução do projeto – em conjunto com Londrina e Campinas. Além do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, o segundo local de implantação dos jardins de chuva na Região Metropolitana é a Praça Presidente Tancredo Neves, em Contagem. Em nível global, Índia e Tanzânia também participam do INTERACT-Bio. O projeto visa integrar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos ao planejamento urbano, à gestão territorial e aos projetos de infraestrutura urbana. 

A inauguração contou ainda com a presença da diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Mila Corrêa da Costa; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Beato; do subsecretário de Planejamento Urbano José Júlio e do presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Sérgio Augusto Domingues. 

Representando o ICLEI, o secretário Rodrigo Perpétuo assinou o termo de Doação do Jardim de Chuva, reforçando o compromisso – como rede global com mais de 2,5 mil governos locais e regionais – com o desenvolvimento urbano sustentável. “O nosso trabalho consiste em, juntos, oferecermos possibilidades para as  mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Desta forma, o ICLEI vive se reinventando para além de acompanhar mudanças positivas e sustentáveis no meio urbano, apontar caminhos para esta transformação”, concluiu.

Fonte: ASCOM PBH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.