Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte participa do “Seminário Barrocão” em Matozinhos

No último sábado do mês de novembro (30), a Câmara Municipal de Matozinhos recebeu o “Seminário Barrocão: LUMES como elo da Trama Verde e Azul e Corredores Ecológicos”.

Os Lugares de Urbanidade Metropolitana (LUMES) e o Parque Barrocão Parque Municipal Ecológico do Barrocão fazem parte de uma Zona Urbana de Preservação nas imediações do parcelamento dos bairros São Paulo e São José, no município de Matozinhos. A coordenação do Parque Municipal Ecológico do Barrocão propôs o seminário, para debater a temática ambiental, de forma sistemática, por diferentes atores sociais, no âmbito metropolitano.

O Comitê da Bacia Hidrográfica Rio das Velhas (CBH), composto por entidades e órgãos públicos, dentre eles, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), assumiu, em seu plano diretor de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica, uma série de premissas do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), em especial a Trama Verde e Azul (TVA), proposição contida no Programa do Macrozoneamento do PDDI,  pois a mesma reforça a proteção dos fundos de vales e seus cursos d’água, os remanescentes florestais e as áreas de recarga hídrica. A Trama também viabiliza a efetivação de corredores ecológicos ao estabelecer atributos dos rios e de áreas de recarga e conectá-los às unidades de conservação da bacia.

Além disso, o projeto também objetiva recuperar e ampliar os espaços verdes das áreas urbanas, reforçar identidades culturais, criar novas possibilidades democráticas de uso do espaço, incluindo atividades de lazer e prática de esportes, entre outras ações.

seminário barrocão (2)
O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da ARMBH, Stefani Ferreira de Matos, participando do “Seminário Barrocão”, na Câmara Municipal de Matozinhos. Crédito: Coordenação do Parque Municipal Ecológico do Barrocão.

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da ARMBH, Stefani Ferreira de Matos, participou do evento e considerou que “A realização de eventos e debates como o ‘Seminário Barrocão’ são importantíssimos para a consolidação da identidade metropolitana, tendo em vista a possibilidade de discutir e planejar ações que extrapolam os limites municipais e incluem uma grande diversidade de atores, tais como entes municipais, estaduais e sociedade civil organizada. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.