Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte participa da celebração de 50 anos da Fundação João Pinheiro

Fundação João Pinheiro (FJP), instituição destinada à pesquisa aplicada nos campos da economia, da administração e da tecnologia básica e social, do Governo do Estado de Minas Gerais, comemorou, no dia 12 de dezembro, 50 anos de história, pesquisas, políticas públicas e excelência no ensino.

Em evento que contou com a presença de servidores na ativa e aposentados, alunos, egressos e colaboradores, além de oito ex-presidentes e seus familiares, o vice-governador de Minas, Paulo Brant, destacou a importância da instituição para o processo da retomada do crescimento de Minas Gerais. “A ressignificação do nosso estado no cenário histórico e político do país só se dará por completo com a efetiva participação desta entidade, que é uma referência nacional”, afirmou Brant.

O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, enfatizou o papel dos servidores na história da instituição.  “Tenho certeza de que os profissionais que aqui estiveram e estão, já dedicaram incontáveis dias e noites, desafiados, engajados, sonhando e trabalhando incansavelmente em busca de um legado do qual pudessem se orgulhar”, salientou.

“É tempo de comemorar e também tempo de reenergizar, de refletir, para que o próximo meio século beba na fonte da nossa história, mas sempre olhando pra frente, para os novos e complexos desafios”, concluiu o presidente.

FJP 50 Anos_Discurso do vice-governador Paulo Brant

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Mila Costa, também marcou presença na comemoração.

Durante a cerimônia, Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, idealizador e primeiro presidente da Fundação João Pinheiro (9/1970 a 3/1971 e 7/1985 a 3/1987), narrou os fatos que antecederam a criação do órgão, encantando a todos os presentes ao trazer à tona detalhes de acontecimentos políticos e econômicos que culminaram na instituição da FJP.

O evento foi marcado por homenagens aos servidores, que se emocionaram com músicas e fotos dessas cinco décadas, e aos presidentes, que foram agraciados com uma medalha, além do lançamento da marca comemorativa dos 50 anos, presente do servidor aposentado da FJP e artista plástico Wagner Bottaro.

Hoje – Os projetos desenvolvidos pela FJP fornecem subsídios para que gestores públicos orientem suas ações e direcionem esforços e recursos de forma consistente para a formatação e execução de políticas e programas adequados às especificidades das diferentes regiões de Minas Gerais e do Brasil.

Referência nacional em sua área de atuação, a FJP é vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e trabalha em parceria com outros órgãos estaduais e em conexão com instituições nacionais e internacionais.

Na foto em destaque: o presidente da FJP, Helger Marra, a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa, e a vice-presidente da FJP, Mônica Bernardi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação João Pinheiro