Os Planos

O Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos com Foco em Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e Resíduos da Construção Civil e Volumosos (RCCV) contempla os 50 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Colar Metropolitano (CM). Para cada um dos resíduos, RCCV e RSS, foram criados relatórios técnicos e um Plano específico que estão disponíveis para download.

Diferentemente dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), entendido como o resíduo gerado nos domicílios e comércio de uma cidade, os RSS e os RCCV necessitam de um encaminhamento diferenciado, que atenda às legislações e normas dos órgãos reguladores.

Em linhas gerais, a gestão é de responsabilidade de poder público local (município) e o gerenciamento é de responsabilidade do gerador. Em outras palavras, a prefeitura determina as normas e fiscaliza, e o gerador cumpre as regras, dando o encaminhamento correto aos resíduos, do local de geração à destinação final.

É preciso entender quais são as responsabilidades do gestor municipal e do gerador desses resíduos, sejam eles empresas, órgãos públicos, pequenos estabelecimentos privados ou os cidadãos. Para saber mais clique nas imagens abaixo e conheça os planos e suas particularidades para cada tipo de resíduo.

Faça o Download dos produtos elaborados para RSS

Faça o Download dos produtos elaborados para RCCV