Agência RMBH lança caderno de indicadores baseado no desenvolvimento regional

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) lança mais um projeto no âmbito de estudos e dados relevantes que fundamentam o desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O “Caderno de Indicadores RMBH: A região que habitamos” apresenta um retrato regional para além dos tradicionais indicadores socioeconômicos.

Para Diego Santos, um dos organizadores do projeto “nossa ideia com o caderno de indicadores é começar uma rotina de monitoramento e avaliação dentro da Agência RMBH para além do planejamento já realizado, com um olhar mais próximo para as evidências do desenvolvimento da região. Com isso, podemos acompanhar de forma mais sistematizada oportunidades e necessidades de atuação”.

No intuito de instituir uma rotina para acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento metropolitano, o presente caderno possui 21 indicadores, que foram criados e calculados por outras instituições, disponíveis em meio público e de livre acesso.

Gabrielle Sperandio Malta, chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial (NATE) e uma das organizadoras do projeto, destaca que “por meio de referenciais demográficos, geográficos, socioeconômicos e outros; o Caderno de Indicadores buscou traçar um perfil da Região Metropolitana de Belo Horizonte com o intuito de trazer clareza acerca das temáticas afetas ao desenvolvimento das cidades em uma compilação interessante de informações. O trabalho auxilia a gestão pública na reflexão de potencialidades a serem exploradas, bem como de limitações a serem trabalhadas. O compromisso da Agência RMBH é atualizar o estudo anualmente e criar um marco de controle e análise do desenvolvimento da RMBH”.

Vale ressaltar que este trabalho será atualizado anualmente através de referências catalogadas pela equipe técnica da Agência RMBH.

Faça o download do “Caderno de Indicadores RMBH: A região que habitamos” clicando aqui.